sexta-feira, 19 de junho de 2009

Slogan

O termo slogan vem do gaélico, língua do povo céltico, e significava “grito de guerra”. Foi usado pelos pregoeiros ambulantes, nas legendas e nas insígnias, até se identificar com os anúncios de jornais, revistas e outdoors.

O slogan é uma máxima ou frase curta, concisa, marcante. É uma expressão concentrada que sugere uma idéia. Deve ser de fácil percepção e memorização e cristalizar a idéia central da mensagem. É uma expressão enfática, simples, resumida e dinâmica.


Características (ou qualidades):

  1. ser positivo e/ou original

  2. ser breve: constituído de poucas palavras, ser elogioso e carregado de afetividade

  3. ser compreensível: fácil de entender e fixar

  4. ser preciso: com termos bem apropriados

  5. fazer uso de vocativo: dirigir-se a alguém

  6. ser incisivo, direto, dizer sem subterfúgios, sem usar o condicional

  7. ser rítmico: ter ritmo, cadência interior “Melhoral, Melhoral, é melhor e não faz mal”

  8. ser simpático: o leitor deve gostar dele para memorizá-lo “Se é Bayer, é bom”


Tem como finalidade:

  1. chamar a atenção para a leitura do texto

  2. atrair a atenção do consumidor e destacar as qualidades ou características do produto

  3. recordar “marcas” ou imagens de instituição que se quer passar para o público, promover um produto ou um serviço


Composição do slogan:

  1. no slogan são usados termos de muita significação, como verbos no infinitivo, cuja função é solidificar a frase,

  2. são usadas palavras de efeito, como amor, mulher, coração, emoção, sensação

  3. são usadas figuras de retórica como:

    1. aliterações “pílulas Pink” (repetição de sons)

    2. rimas pobres (assonância): “A lâmina segura que dura”

    3. eufonia (boa escolha de sons das palavras dá ritmo): “Quem bebe Grapete, repete!”

    4. comparações: “Duro como ferro”

    5. metáforas: “Ponha um tigre no seu motor”

    6. hipérboles: “O máximo em som”

    7. antíteses: “Preço mínimo, duração máxima”

    8. gradações: “Cin, cin, Cinzano!”

    9. elipses ou omissões: “Mais seguro, mais futuro”

    10. exclamação: “Kolinos, ah!” (para produzir eco em quem lê e quem ouve)


O slogan tem maior informação em maior concisão, e dá ênfase aos artigos, aos prefixos e trocadilhos. Quando um slogan cai na aceitação popular, o sucesso de vendas do produto é quase certo, sobretudo quando incorpora a imagem da empresa:

Caninha 51, uma boa ideia”

“ Nós viemos aqui pra beber ou pra conversar?”

Bonita camisa, Fernandinho”


Alguns tipos de slogan:

1. Problema-solução
2. Foco no cliente
3. Apelo racional
4. Apelo emocional
5. Com rima
6. Com uma palavra

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