O termo slogan vem do gaélico, língua do povo céltico, e significava “grito de guerra”. Foi usado pelos pregoeiros ambulantes, nas legendas e nas insígnias, até se identificar com os anúncios de jornais, revistas e outdoors.
O slogan é uma máxima ou frase curta, concisa, marcante. É uma expressão concentrada que sugere uma idéia. Deve ser de fácil percepção e memorização e cristalizar a idéia central da mensagem. É uma expressão enfática, simples, resumida e dinâmica.
Características (ou qualidades):
ser positivo e/ou original
ser breve: constituído de poucas palavras, ser elogioso e carregado de afetividade
ser compreensível: fácil de entender e fixar
ser preciso: com termos bem apropriados
fazer uso de vocativo: dirigir-se a alguém
ser incisivo, direto, dizer sem subterfúgios, sem usar o condicional
ser rítmico: ter ritmo, cadência interior “Melhoral, Melhoral, é melhor e não faz mal”
ser simpático: o leitor deve gostar dele para memorizá-lo “Se é Bayer, é bom”
Tem como finalidade:
chamar a atenção para a leitura do texto
atrair a atenção do consumidor e destacar as qualidades ou características do produto
recordar “marcas” ou imagens de instituição que se quer passar para o público, promover um produto ou um serviço
Composição do slogan:
no slogan são usados termos de muita significação, como verbos no infinitivo, cuja função é solidificar a frase,
são usadas palavras de efeito, como amor, mulher, coração, emoção, sensação
são usadas figuras de retórica como:
aliterações “pílulas Pink” (repetição de sons)
rimas pobres (assonância): “A lâmina segura que dura”
eufonia (boa escolha de sons das palavras dá ritmo): “Quem bebe Grapete, repete!”
comparações: “Duro como ferro”
metáforas: “Ponha um tigre no seu motor”
hipérboles: “O máximo em som”
antíteses: “Preço mínimo, duração máxima”
gradações: “Cin, cin, Cinzano!”
elipses ou omissões: “Mais seguro, mais futuro”
exclamação: “Kolinos, ah!” (para produzir eco em quem lê e quem ouve)
O slogan tem maior informação em maior concisão, e dá ênfase aos artigos, aos prefixos e trocadilhos. Quando um slogan cai na aceitação popular, o sucesso de vendas do produto é quase certo, sobretudo quando incorpora a imagem da empresa:
“Caninha 51, uma boa ideia”
“ Nós viemos aqui pra beber ou pra conversar?”
“Bonita camisa, Fernandinho”
Alguns tipos de slogan:
1. Problema-solução
2. Foco no cliente
3. Apelo racional
4. Apelo emocional
5. Com rima
6. Com uma palavra
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