terça-feira, 12 de maio de 2009

Outdoor. Sem querer, você já leu. (Newton Cesar) ou Mídia externa e os grandes formatos

Mídia externa, ou exterior, é a denominação genérica dos meios de comunicação que expõem propaganda ao ar livre.

Os grandes formatos, como o outdoor, são os maiores representantes desse tipo de mídia. Além do outdoor, outros exemplos de grandes formatos são o frontlight, o backlight, o painel digital, o triedro, o letreiro luminoso e a empena.

Outdoor: em inglês “do lado de fora”, é sinônimo de propaganda ao ar livre em vários países do mundo. No Brasil, denomina-se outdoor a tabuleta de 9m de comprimento por 3m de altura, onde são afixadas folhas de papel que, em seu conjunto, formam a mensagem.

O outdoor é instantâneo, assim como os backlights e outros grandes formatos. A criação dessas peças deve seguir o mesmo princípio: a agilidade. Você tem no máximo 8 segundos para atrair a atenção do consumidor, que normalmente está em movimento quando se depara com uma dessas peças.

O mais difícil na criação de um outdoor é exatamente o fato de você ter que se fazer entender em um curto espaço de tempo. O título precisa ser rápido, claro. Não existe texto explicativo. O layout tem que ser objetivo, limpo e de fácil visibilidade. Mas deve também chamar a atenção em meio à paisagem urbana.

Seja criativo. Se a verba permitir, use aplique, coloque um outdoor sobre o outro, incline-o, use algum elemento tridimensional. Mas não abuse, às vezes a parafernália pode causar uma poluição visual indesejada.

Alguns exemplos:









Anunciante: RONA, uma rede de material de construção e decoração no Canadá. Intervenção realizada em um outdoor do iPod Nano, com a frase: “Nós recuperamos restos de pintura” para promover o seu programa de reciclagem de resíduos tóxicos para o meio-ambiente. (fonte: Brainstorm9)

Com mais de 20 mil furos em cada peça, a Saatchi & Saatchi da África do Sul demonstrou na prática a precisão das furadeiras Makita. Dois outdoors cheios de furos mostram o produto, em que o tamanho e profundidade de cada buraco precisaram ser milimetricamente calculados para formar o desenho e as tonalidades corretas. (fonte: Brainstorm9)



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