sexta-feira, 8 de maio de 2009

Apropriação de diferentes narrativas pela publicidade

A publicidade também se apropria de narrativas diferentes, que não as normalmente utilizadas, para chamar a atenção do espectador em relação a um produto/serviço. Essas diferentes linguagens são conhecidas do público, mas quando retiradas de seu contexto usual e inseridas no contexto publicitário, tornam-se uma maneira atrativa e inusitada de comunicar.
Alguns exemplos das diferentes linguagens:

- múltipla escolha, passatempos, hq, piadas, cartoon;

- receita, simpatia, vidente/cartomante;

- jornalismo, classificados, nota de falecimento, participação de nascimento, previsão do tempo, horóscopo;

- poesia, carta, cartão postal, e-mail, msn, sms, telegrama, bilhete/lembrete;

- bula, receita médica, termômetro, informações nutricionais, dieta, tabela periódica, árvore genealógica;

- manual de instruções, embalagem;

- capa de livro, conto, bibliografia, sumário, dedicatória, dicionário, sinopse, roteiro, legenda;

- linha do tempo, mapa, questões abertas (prova);

- calendário, agenda, diário, convite, lista/listagem;

- chamada de embarque, sinalização (trânsito), multa, placa de carro, advertência, ticket, nota fiscal, extrato bancário;

- ficha técnica, ficha, orçamento, planilhas, documentos, passaporte, boletim;

- conhecimentos técnicos sobre algo específico como astronomia, biologia, anatomia;

- depoimentos, entrevista, narração de futebol, regras de jogo.

Abaixo, exemplos práticos dessa apropriação:













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